A DECISÃO CONSCIENTE E A FELICIDADE
- Daniela Devides
- há 5 dias
- 2 min de leitura
A palavra decidir é classificada gramaticalmente como verbo e pode ser conceituado como aquilo que determina o que deve ser feito, opinar, escolher ou optar, tomar resolução, deliberar, resolver. Já decisão significa ato ou efeito de decidir; determinação, resolução tomada após julgamento; juízo, sentença.
Entender o significado destas palavras é tão importante quanto colocá-las em prática, afinal, não é o que fazemos de vez em quando que forma a nossa vida, e sim o que fazemos de forma sistemática. Portanto, o estado em que nos encontramos hoje é reflexo de decisões que tomamos no decorrer da nossa vida.
Certo. E o que isso tem a ver com Felicidade?
Se alguém lhe perguntasse: Como você quer viver os próximos dez anos? Você, com certeza, responderia de forma genérica colocando sonhos e desejos de como gostaria de estar. O que precisamos entender é que o agora, é o momento para planejar e decidir conscientemente, pois daqui dez anos, se assim fizer, certamente estará lá.
Como diz Tony Robbins, uma das principais autoridades do mundo em desempenho máximo e em Programação Neurolinguística, mentor profissional e organizacional mais famoso dos Estados Unidos e considerado por muitos um dos homens mais influentes de sua geração: “São nossas decisões, e não as condições de nossa vida, que determinam o nosso destino. É nos momentos de decisão que seu destino é traçado”, isso é fato.
Tudo que acontece em sua vida, tanto aquilo com que emociona quanto o que desafia, começa com uma decisão. Pare um pouco e reflita, diante de todas as decisões que você tomou até agora, houve alguma que teria feito a sua vida radicalmente diferente do que é hoje? Passou por situações negativas onde teve que decidir se seguia em frente ou desistia de tudo? Como essas decisões moldaram a sua vida atual?
Usar a decisão consciente lhe dá a capacidade de vencer qualquer desculpa e modificar qualquer instante e isso tem tudo a ver com Felicidade. Hoje, de acordo com a Psicologia Positiva, afirmamos que até mesmo o bem-estar subjetivo é uma questão de decisão, ou seja, cabe somente a você e a mais ninguém decidir se quer ser feliz ou não.
Temos que vencer o medo de tomar a decisão errada. Não importa quais sejam, temos que entrar em ação, ser flexíveis, verificar as consequências, aprender com elas e usá-las como grandes lições que nos ajudarão a tomar resoluções melhores no futuro, isso é ter consciência. Devemos nos empenhar em aprender com nossos erros e não colocar uma barreira como forma de proteção que, ao final, é totalmente paralisante.
Portanto, exercite a decisão consciente. Adquira esta habilidade. Treine. A tomada de decisão, como qualquer outra técnica que você queira aperfeiçoar, melhora com a frequência. Quanto mais decisões você tomar, mais irá perceber que está de fato no controle de sua vida, e, assim, mais feliz será!
DANIELA DEVIDES
Especialista em Felicidade / Pós Graduada em Psicologia Positiva pela PUCRS
Escritora / Palestrante / Mantenedora do Colégio Degrau de Araçatuba
Comments