CRIANDO MEMÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS
- Daniela Devides
- há 5 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 3 dias
Como você, geralmente, responde quando alguém pergunta: Como você está se sentindo?
Antes de responder essa pergunta, coloco-me a pensar em alguns momentos vividos. Uma pequena lembrança de acontecimentos que marcaram a minha vida, me faz refletir na intensidade com que vivenciei cada um deles.
Os prazeres físicos são considerados satisfações imediatas, passageiras, estimuladas através dos sentidos e precisam de pouca ou nenhuma interpretação. Apesar da satisfação que trazem, não é fácil construir a vida em torno destes prazeres, pois assim que os estímulos externos cessam eles desaparecem rapidamente.
Já os prazeres maiores, são também considerados passageiros, mas são cognitivos e variados criando hábitos rapidamente, pois passamos a apreciar essas sensações e buscamos vivê-las de novo. Podemos elencar prazeres derivados de emoções agradáveis de alta intensidade (enlevo, deleite, emoção, euforia, júbilo), de intensidade moderada (animação, contentamento, bom humor, graça) e de intensidade baixa (conforto, harmonia, divertimento, relaxamento).

O fato é que podemos aumentar essa felicidade momentânea em nossas vidas através da habituação, apreciação e atenção, pois sabemos que a segunda vez que comemos um pedaço de um bolo de chocolate não experimentamos o mesmo prazer do primeiro pedaço, portanto criar espaço para a realização e intensificar essas situações prazerosas faz toda diferença.
Portanto, permita-se apreciar cada momento, ou seja, dê a atenção deliberada e consciente diante de cada experiência, compartilhe com as pessoas que você ama, tire fotografias mentais ou pegue uma pequena lembrança concreta do evento, orgulhe-se de participar, deixe-se envolver totalmente, aumente o grau de intensidade e tente não pensar apenas sentir. Crie memórias extraordinárias.
Pare de agir automaticamente, tenha mais atenção ao momento presente, você conseguirá ter uma tranquilidade muito maior do que quando se vive a experiência com pressa e com a preocupação no futuro. O foco é o agora!
Receber, agradecer, admirar e aproveitar são meios de intensificar o prazer. Dê um presente para você, intensifique suas emoções e os seus momentos de prazer, escolha um dia para vivenciá-los de forma completa ou aprenda a identificar quando eles acontecerem naturalmente (esse último é o mais recomendado). Esses momentos de intensa alegria e contentamento irão gerar recursos pessoais que poderão ser utilizados por toda a vida, lembrando que é cientificamente comprovado que emoções agradáveis produzem saúde e bem estar.
Que tal quando você estiver se sentindo bem, por qualquer motivo, intensificar esta emoção? Como? Você não precisa de nenhum psicólogo para dizer o que gosta e o que não gosta, certo? Então, se está se sentindo bem é porque algo bom aconteceu. Transforme este “algo bom” em “algo extraordinário”. Faça disso uma atitude verdadeira e que te deixa feliz, aprecie cada momento desta experiência e foque neste sentimento de pura sensação de bem estar, assim esses momentos se tornarão inesquecíveis e se alguém perguntar a você como está se sentindo, com certeza a sua resposta não será “estou bem”, será, simplesmente: “estou extraordinário”!
DANIELA DEVIDES
Especialista em Felicidade / Pós Graduada em Psicologia Positiva pela PUCRS
Escritora / Palestrante / Diretora do Colégio Degrau de Araçatuba
Comments